sábado, 9 de julho de 2016

Retiro Projeto Jovem 2016



 



Tema: "Mestre, o que devo fazer de bom para ter a vida eterna?" (Mt 19,16-21)

Lema: “Vem e segue-me.”


“Acaso não sabeis, eu sou da Imaculada?
Acaso não sabeis, tenho uma advogada? ...”

O retiro iniciou na sexta-feira à noite (1º) com um momento muito forte de entrega na presença da imagem de Nossa Senhora. Foi confirmado que Maria já estava preparando aquele momento para nós havia muito tempo, desde que o retiro foi pensado pelos coordenadores.
No segundo dia (2), começamos pela manhã com um momento de entrega pessoal a Nossa Senhora, aonde cada jovem se aproximava da imagem e entregava sua vida nas mãos de Maria, logo em seguida, tivemos um momento de oração junto com um irmão que não fôssemos tão próximos; cada dupla ia entregando ao Senhor a vida daquela pessoa e rezando junto com ela. Depois disso, entramos no momento de adoração com a presença de Jesus Eucarístico, e foi muito forte. Nessa hora, foi dada uma moção para a pessoa a qual estava conduzindo de que deveríamos continuar em duplas e entregar a vida daquele irmão diante de Deus. Foi um instante de muita importância para a união dos dois grupos (Santa Teresinha e São Domingos Sávio).
No momento da tarde, ainda do dia 2 de julho, tivemos uma pregação sobre o tema do retiro (Mt 19; 16 ao 21) a qual foi dada pelo pregador Jorge Gurgel, que é membro da Comunidade Nova Unção e hoje serve no ministério de pregação. Para todos que estavam presentes, foi uma pregação muito marcante e diferente, a partir dela todos começaram a entender melhor o que o Senhor queria nos dizer através daquela passagem. No momento de partilha, após a pregação, muitos relataram que além de terem entendido muito bem a passagem depois da explicação que o pregador deu, tinham se identificado bastante com tudo que tinha sido falado.
À noite, os jovens tiveram uma momento muito rico de debate conduzido pelo Pe. Maninho e pelo coordenador diocesano da pregação, que também é membro da Comunidade Nova Unção, Valdo Souza. Os jovens faziam perguntas sobre o que mais afetava a juventude deles, e o padre e o pregador respondiam de acordo com o que a Igreja fala. Tiveram várias perguntas envolvendo temas como: pornografia, momento político atual, sexualidade, automutilação, pecado, entre outros que foram muito bem esclarecidos pelo padre e o pregador, de acordo com a visão da Igreja Católica.
No terceiro e último dia (3), começamos a manhã com a missa, depois tivemos outro momento de adoração muito forte, aonde o Senhor foi confirmando muitas vocações nos corações de cada jovem presente. A tarde, tivemos a pregação de Denis Ramos, que é membro do conselho arquidiocesano da RCC Fortaleza e também membro da Comunidade Nova Unção. A oração, após a pregação, conduzida por ele, foi essencial para a confirmação de muitas vocações e novos pastoreios em meio aos jovens presentes.
O retiro foi muito importante para a união dos dois grupos que hoje fazem parte do projeto jovem da Comunidade Nova Unção. Os jovens que procuravam respostas para sua caminhada, para seus problemas pessoais e comunitários, encontraram nos momentos de pregação, oração e adoração. Foi um retiro bem diferente de todos os anteriores por ter sido mais pensado para os jovens, equilibrando momentos de brincadeiras, como a dinâmica de caça ao tesouro que foi muito divertida e engraçada, com momentos mais voltados para a espiritualidade da juventude dos dias atuais.

Sara Valentim, membra do Projeto Jovem Nova Unção.






Um comentário:

  1. Que ótimo que os jovens tiveram essa bela experiência com Jesu!
    #PorUmMundoComMaisAmor.

    ResponderExcluir

Com a benção materna de Maria, Nova Unção na sua vida.

Leia mais: